Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

A Autoridade de Gestão do PO Alentejo 2020, a CIMAL e o GAL-ADL irão promover uma sessão de divulgação do SI2E aberta ao público no dia 29 de Maio, pelas 14h30, na Pousada de Alcácer do Sal.

Para qualquer esclarecimento adicional contactar a ADL através do telefone: 269 827 233


 

A ADL irá realizar um colóquio no âmbito da Santiagro 2017, no Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém, seguido de uma mostra e degustação de produtos regionais.

Pretende-se dar a conhecer os apoios existentes para o Litoral Alentejano no âmbito do Portugal 2020 com a gestão/Coordenação da ADL.

                   


 

 

ABERTURA DE CONCURSO  - SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO (SI2E)

 

                                                                De 09-05-2017 a 14-12-2017

 

Pretende-se apoiar a criação ou expansão de micro e pequenas empresas, envolvendo um projeto de investimento e a criação liquida de postos de trabalho.

- Investimento total elegível até 100.000 €

- Apoios entre 30% e 60% de valor não reembolsável

 

Para apresentar candidatura consulte:

-  AVISO DE CONCURSO n.º ALT20-M8-2017-21

- Guião de preenchimento

Deverá descarregar para preenchimento:

- Demonstração de resultados previsional

- Orçamento global da operação

Consulte ainda:

- Portaria n.º 105/2017, de 10 de março

- Orientação Técnica n.º12/2017 - SI2E

- Resumo EDL - Estratégia de Desenvolvimento Local de Componente Rural

 

Para apresentar a candidatura, deve aceder ao Balcão 2020

 


 

Foi publicada a portaria n.º 105/2017, de 10 de março, que estabelece o regime de aplicação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E).

Trata-se de apoios para investimento nas economias locais para coesão territorial e emprego.

Aceder à Portaria

Brevemente será disponibilizado o aviso de concurso e realizadas sessões de divulgação, bem como agendadas reuniões com vista a enquadrar os investimentos.

Para mais informações poderá consultar:

https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Media/Default/Docs/ADC_EDL_PT2020.pdf

 

 


 

 

A ADL é entidade parceira local  da CONFAGRI para a realização da formação de Jovens Agricultores com projetos aprovados pelo PDR no Alentejo Litoral.

De acordo com a Portaria n.º 31/2015, alterada pela Portaria n.º2/2017, os jovens dispõem de 12 meses para realizar o módulo de Agricultura Sustentável (UFCD 7580) a partir da data de assinatura do contrato de financiamento.

A primeira ação de formação relativa a este módulo terá início nas instalações da ADL, em Santiago do Cacém, a partir do dia 17 de março, estimando-se a realização de uma 2ª ação, a partir de maio, previsivelmente em Odemira.

 

Folheto informativo


 

 

 

Tipologia de Apoio:

 

  • 10.2.1.1 - Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola 

            De 30 de janeiro de 2017 a 17 de março de 2017 (2º concurso)

 

Para apresentar candidatura consulte:

- Aviso de concurso

- Memória descritiva

- Orientação Técnica Específica n.º 25

- Formulário de candidatura

 

  • 10.2.1.3 - Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola

            De 30 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2017 (1º concurso)

 

Para apresentar candidatura consulte:

- Aviso de concurso

- Memória descritiva

- Orientação Técnica Especifica n.º 29

- Formulário de candidatura

 

 Consulte ainda:

 - Portaria n.º 152/2016, de 25 de maio

- Portaria n.º 249/2016, de 15 de setembro

- Resumo EDL – Estratégia de Desenvolvimento Local de Componente Rural

 

 


 

 A ADL realizou 5 ações de formação do curso de Modo de Produção Integrado (geral) nos meses de novembro e dezembro de 2016, destinados a agricultores com compromissos no âmbito da Ação n.º 7.2 “Produção Integrada” do PDR, prevista no Capítulo III, da Portaria n.º 25/2015, de 9 de fevereiro, servindo tanto para a componente vegetal, como para a animal. As ações foram realizadas em parceria com a APARROZ - Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado, Lda.e envolveram cerca de 70 agricultores dos concelhos de Alcácer do Sal e Santiago do Cacém.

 


 

A ADL integrou, a convite da União de Mulheres Alternativa e Resposta - UMAR, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Igualdade e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a qual definiu como estratégia para a sua implementação, a dinamização de uma Campanha de Proximidade traduzida no desenvolvimento de um conjunto de ações a nível local e abrangendo todo o território nacional, sob o mote: “Uma comunidade ativa contra a violência”.

A Campanha de proximidade integrou a divulgação, no dia 25 de novembro, do lançamento publicitário da Campanha Nacional sob o mesmo lema, através de spot publicitário na rádio Antena Miróbriga, a realização no Auditório Municipal António Chainho, no dia 26 de novembro, de um cinema debate  "Os homens que odeiam as mulheres", em parceria com o município de Santiago do Cacém e a RIVDAL - Rede Integrada de Resposta à Violência Doméstica no Alentejo Litoral, bem como a divulgação dos materiais da campanha junto de diversos públicos durante o período de ativismo.