Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

O CITAL – Centro de Iniciativas Turísticas, dinamizado pela ADL, surge na sequência da necessidade de intervir ao nível da promoção integrada do litoral Alentejano e da preocupação com a sustentabilidade dos projectos apoiados.

A criação da Marca e a constituição das Rotas são instrumentos de promoção integrada. Ao percorrer estas Rotas irá conhecer iniciativas de base local e ao visitar, ficar, degustar ou levar consigo algo do Litoral Alentejano está a contribuir para a sua viabilização e para a manutenção das actividades tradicionais em meio rural. A criação da Marca integra-se num processo abrangente e participativo. Foi concebida uma imagem que transmitisse força e que ao mesmo tempo deixasse “marcas”, tal como o Litoral Alentejano o é, marcante, pelas suas cores e paisagens particulares. A Marca foi registada pelo INPI como Marca de Produtos e Serviços. A imagem de marca é uma construção contínua, que se edifica através da implementação de mecanismos de proximidade entre a oferta e a procura. A ADL através do CITAL estabelece uma Rede de Promoção e Marketing Territorial para promover a Marca do Litoral Alentejano e desse modo distinguir a sua Qualidade Territorial! As Rotas do Litoral Alentejano enquadram-se na imagem de Marca de Qualidade da Sub-região, dinamizadas pela ADL em parceria com os actores locais, no âmbito do PIC LEADER + “Alentejo Litoral”.
O Centro localiza-se em Santiago do Cacém (instalações da ADL) mas presta serviço ao nível do Litoral Alentejano, tendo uma actuação descentralizada nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.

O espaço CITAL presta um serviço pró-activo em termos de organização de programas turísticos e divulgação ao nível regional, nacional e transnacional, faculta informações sobre os recursos turísticos da região aos visitantes e turistas. O Centro também presta apoio técnico aos empresários na qualificação, diversificação e promoção das suas actividades e produtos.

A estratégia de implementação do CITAL passa pela edição de um conjunto de instrumentos de promoção territorial que se encontram disponíveis:

Espaço físico e virtual que permite organizar, articular e promover os recursos turísticos do Litoral Alentejano de uma forma integrada, tendo por base uma imagem de marca referenciada ao território de intervenção. Este espaço permite aos turistas e aos actores locais obterem um serviço diversificado e organizado de promoção do território, contemplando a produção de material promocional e a dinamização de iniciativas promocionais desenvolvidas ao nível local, regional, nacional e transnacional.

As “Rotas do Litoral Alentejano” propõem percursos de descoberta territorial pelas dez unidades de paisagem, que formam o conjunto harmonioso da sub-região do Litoral Alentejano, envolvendo os concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. As Rotas, propostas pelo CITAL, são organizadas por temáticas, através da descoberta da sua história, cultura e natureza e constituem novos desafios para os seus fins-de-semana.

Estuário do Sado
Embarque em Alcácer do Sal para um passeio de barco num antigo salineiro...

> ler mais

   
À Descoberta da Serra
Visite as Serras de Grândola e do Cercal, que fazem a ligação às freguesias rurais dos concelhos de Grândola e Santiago do Cacém.

> ler mais

   

Lagoas Costeiras
Parta à descoberta da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e da Lagoa de Melides.
> Ler mais

   
Percurso Mineiro
Visite o Complexo Mineiro do Lousal e o Museu de Arqueologia Industrial com o visionamento de um filme sobre o historial da mina o Complexo Mineiro do Lousal.

> Ler mais
   
Percurso dos Antepassados
Aproveite para conhecer as freguesias de S. Bartolomeu da Serra e Abela através da realização de um percurso pedestre.

> Ler mais
   
Ilha do Pessegueiro
Visite Porto Covo para um Passeio de Barco à Ilha do Pessegueiro acompanhada por um guia.

> ler mais
   
Subindo o Rio Mira
Faça o percurso Fluvial pelo Rio Mira, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira com o barco da empresa DUCA - Actividades Náuticas de Recreio.

> ler mais
   
Ribeira do Torgal
Comece com percurso pedestre guiado ao longo da ribeira do Torgal até ao Pego das Pias onde poderá tomar banho nas piscinas naturais e fazer um piquenique.

> ler mais
   
Espelhos de Água
Explore a Albufeira, efectuando o percurso pedestre que o leva até à aldeia de Santa-Clara-a-Velha.
> Ler Mais
   
Pela Faixa Costeira
Comece um animado tour turístico para descobrir as praias secretas do Sudoeste Alentejano integradas no Parque Natural.
> ler mais
O CITAL também dispõe de um mapa regional de apoio aos visitantes um instrumento para partir à descoberta da região devidamente documentado acerca da localização dos pontos de interesse na região e nas cinco sedes concelhias, sejam eles oferta turística, equipamentos, actividades, informações úteis. Para apoio à navegação poderá sempre recorrer às instalações do CITAL e obter outras informações mais pormenorizadas sobre a região.

Documentos para Download


 pdfRotas do Cital (626,29 KB)