Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

Visite as Serras de Grândola e do Cercal, que fazem a ligação às freguesias rurais dos concelhos de Grândola e Santiago do Cacém.


Sexta Feira

Jantar no Restaurante A Talha do Azeite no centro da Vila de Grândola, onde os petiscos alentejanos dominam, merecendo destaque a cabeça de xara, o patê de linguiça caseira, o arroz de garoupa e a carne de porco preto.
Depois do repasto, descanse nas Casas de Campo do Monte das Faias, inseridas numa Herdade com toda a comodidade no seu interior e dispõe de um conjunto de actividades de ar livre, que lhe permitem relaxar durante o fim-de-semana e tomar fôlego para partir à Descoberta da Serra.

{slideshow}

Sábado

Visita às Serras de Grândola e do Cercal, fazendo a ligação às freguesias rurais dos concelhos de Grândola e Santiago do Cacém.
Será acompanhado pela empresa Passeios & Companhia para um circuito BTT pela Serra Grândola para sentir os cheiros e cores da serra. O principal elemento de observação é o montado de sobro, uma das maiores manchas do país e da Europa, sendo um tipo de montado que se destaca pelo aproveitamento agro-silvo-pastoril com a criação de porco preto alentejano.
Paragem na Aldeia de Santa Margarida da Serra, visita à Igreja com as suas originais peças de arte sacra em talha policromada e com um agradável parque verde no seu espaço envolvente.
De caminho, visita às Ruínas da Ermida da Nossa Senhora do Livramento na aldeia de S. Francisco da Serra. A vista panorâmica para oeste permite a observação da Serra até ao litoral.

Ao almoço...
Pratos tipicamente alentejanos no Restaurante Estalagem no Roncão.
De tarde o Cercal do Alentejo...
Siga com muita calma por uma estrada de curvas que atravessa a serra onde poderá observar uma floresta com cheiros de esteva, urze e carrasco. Os rebanhos de Cabra Charnequeira, uma raça autóctone, também aparecem por aqui.
Nesta zona também se podem observar alguns moinhos de torre mediterrânica, dos quais um exemplar que ainda dispõe de todo o mecanismo para laborar - Moinhos do Paneiro.
Antes de chegar ao Cercal faça uma paragem na Adega do Cebolal, em Vale das Éguas, onde poderá comprar um vinho da Região Demarcada das Terras do Sado (sujeito a marcação).
Já na Vila do Cercal vale a pena uma visita ao Largo principal onde ainda permanecem as tascas e mercearias típicas do meio rural, com a oportunidade de fazer algumas compras de produtos tradicionais como pão caseiro, folar e ainda algumas peças de artesanato. A Olaria do Sr. António Matos um local a não perder.

À tardinha...
Regresso ao Monte das Faias... e porque não uma sessão de SPA ou um banho refrescante na piscina exterior.

À noite…
Poderá optar por encomendar o Jantar à Srª. D. Eugénia e desfrutar da refeição no sossego da Casa de Campo no Monte das Faias (opção por encomenda) ou experimentar o Restaurante Bife de Peru à entrada Norte de Grândola, um espaço rústico com uma cozinha regional baseada na reinvenção das tradições gastronómicas.
 

Domingo

Após o pequeno-almoço aproveite para praticar actividades matinais no Monte das Faias, poderá optar pelo circuito de manutenção, uma partida de ténis ou pelo campo de tiro para descontracção e apreciação da natureza.

Almoço...
Na vila dirija-se ao Restaurante Foral da Vila no Hotel D. Jorge de Lencastre onde servem umas deliciosas sopas: Sopa de Cação ou Sopa de Amêijoas com Espinafres.

À tarde …
Não perca uma visita ao Espaço Garrett um Gourmet com produtos tradicionais do Alentejo, localizado no centro da Vila Morena junto ao Jardim. Neste espaço poderá provar, apreciar e levar para casa produtos de grande qualidade e peças de artesanato de carácter decorativo único da artesã Maria do Rosário Fonseca. Poderá ainda visitar a galeria de exposições temáticas no mesmo Espaço.

No regresso... e pela zona litoral, observe a transição entre as serras e o mar. Finalizando da melhor forma a descoberta das Serranias, uma das Rotas do Litoral Alentejano.