Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

lagoas costeiras01Parta à descoberta da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e da Lagoa de Melides.


Sexta Feira

Acolhimento no Hotel Vila Park em Santo André onde poderá ficar alojado durante o fim-de-semana, um lugar central para partir à descoberta da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e da Lagoa de Melides.
A Reserva natural é constituída por Zonas Húmidas que fazem a ligação entre a terra e o mar, formando um conjunto único na faixa litoral portuguesa, onde predomina uma grande variedade de espécies endémicas de flora e de fauna.
O jantar será servido no Restaurante Mesa da Vila no Hotel, experimente a deliciosa cataplana de peixe e marisco galardoada com o premio da Costa Azul.

{slideshow}

Sábado

De manhã...
Percurso Pedestre ”Poços da Barbararoxa” a partir da praia do Porto do Monte Velho com aproximadamente 4 Km e uma duração prevista de 2 a 3 horas acompanhado de guia especializado da empresa Passeios & Companhia, que para além de mostrar os aspectos naturais também transmite informações de interesse cultural sobre os modos de vida tradicionais e as práticas agrícolas ancestrais. Também poderá optar por um Passeio Equestre com os Raídes Vicentinos.

Para almoçar...
Experimente o Restaurante A Charrua no caminho para a Lagoa de Santo André.
A seguir passe uma tarde animada no Monte do Paio – ICNB, onde poderá realizar o passeio pedestre pela Casa do Peixe, observar a paisagem com plano agua no Inverno e muito verde no Verão com os pachorrentos burros a pastarem calmamente, visitar a exposição “Museus Naturais” e visionamento do filme “Entre a Terra e o Mar” (visita sujeita a marcação).
As actividades dos Sábados no Monte (Todos os 2ºs Sábados de cada mês) incluem o Mercado de Produtos Locais onde poderá encontrar artesanato, mel, alconomias, pão caseiro, doces, produtos hortícolas e ainda sabão artesanal produzido nos Ateliers Infantis.
O resto da tarde é animado pelo Grupo de Valsa Mandada de S. Francisco da Serra e o grandioso Baile na Eira, pode ainda aproveitar para passear ao ar livre pela quinta com uma vista maravilhosa sobre a Lagoa onde os pachorrentos burros pastam calmamente.

Para jantar...
Sugerimos o Restaurante Típico das Sobreiras Altas, em Melides onde poderá provar os pratos típicos acompanhados com animação musical: um bom fado ou acordeão.

Domingo

O dia é dedicado à aventura no Badoca Safari Park para miúdos e graúdos! Este Parque dispõe de visitas guiadas e actividades de animação ambiental para crianças. Convidamo-lo a passar um dia diferente no meio da natureza. Viva a aventura do safari e conviva de perto com zebras, girafas, búfalos, veados, orixes, gnus e muitas outras espécies que em plena liberdade nos transportam para o continente africano!
Refugie-se na sombra fresquinha do parque de merendas, um espaço de 1000m2 inserido no meio do pinhal, onde poderá fazer um piquenique e disfrutar da paz do local. Poderá também optar por almoçar no Restaurante Panorâmico do Badoca Safari Park com uma visita fantástica sobre as zebras.

À tarde...
Siga em direcção à Lagoa Costeira de Melides, que não está integrada na Reserva Natural, mas tem como característica peculiar a abertura ao mar: um espectáculo que só ocorre no equinócio da Primavera.
Descanse num lugar ao Sol - Praia da Aberta Nova, uma das Praias Douradas da região.
Retomando o caminho de regresso para Norte (Lisboa) passe pela Herdade do Pinheiro da Cruz onde poderá adquirir no local o premiado Vinho de Pinheiro da Cruz.

Siga a viagem de regresso pelo litoral, observando a orla costeira. Bom regresso a casa!