Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

percurso mineiro01Visite o Complexo Mineiro do Lousal e o Museu de Arqueologia Industrial com o visionamento de um filme sobre o historial da mina o Complexo Mineiro do Lousal

 

Sexta Feira

Acolhimento na Albergaria de Santa Bárbara dos Mineiros uma excelente proposta para permanecer todo o fim-de-semana temático a partir do complexo mineiro do Lousal.
Jantar de recepção no Restaurante Armazém Central, que oferece gastronomia tradicional mineira, incluindo sopa de cação e migas, acompanhada pelos cantares alentejanos do Grupo Coral dos Mineiros do Lousal.

{slideshow}

Sábado

De manhã...
Visita guiada ao Complexo Mineiro do Lousal, Museu de Arqueologia Industrial, visionamento de filme sobre o historial da mina e o projecto de descida à mina de sulfuretos.

Ao almoço...
Descubra o Restaurante Canal Caveira, especializado no Cozido à Portuguesa.

À tardinha...
É fundamental fazer uma visita à igualmente antiga Mina de sulfuretos do Canal Caveira, para poder comparar o exemplo de dois pólos de exploração com diferentes percursos de desenvolvimento: a degradação e o problema ambiental (Canal Caveira) e a recuperação e aproveitamento para o desenvolvimento local (Lousal)... E de regresso visite a freguesia de Azinheira dos Barros. Aqui terá como opção fazer um percurso pedestre por Azinheira dos Barros, São Mamede do Sadão e moinho da Atalaia ou visitar os diversos monumentos megalíticos da idade do bronze: Pata do Cavalo, Sepultura Colectiva do Lousal.

Ao jantar...
Experimente outras iguarias gastronómicas mineiras no Restaurante Armazém Central.

Domingo

Pela manhã...
Relaxe na piscina e zonas de lazer da Albergaria e passeie pelo complexo Mineiro onde poderá visitar o Centro de Artesanato e o Mercado de produtos agro-alimentares.
O Centro de Artesanato dispõe de espaços dedicados a diferentes ofícios: Atelier de Cerâmica Ana Paula Lança, pintura de mobiliário alentejano da artesã Etelvina Cavaco, ferro forjado por Silvestre de Sousa. No antigo mercado, agora recuperado com bancas temáticas de produtos produzidos na região, encontrará chás, enchidos, queijos, etc.

Durante a tarde...
Antes de partir desloque-se ainda ao concelho de Santiago Cacém, para visitar as desactivadas Minas do Cercal, nesta vila poderá almoçar um bom ensopado de borrego no Restaurante “A Rotunda”.
A visita às minas só permite uma observação de superfície, onde abundam restos de minérios, que permitem visualizar belíssimas cores de ocre e negro. Estas minas extraiam minério de ferro-maganês com registos de exploração desde o período da Romanização. Regresse com a memória daquilo que viu, ouviu e sentiu durante estes dias no Litoral Alentejano.