Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

rota antepassados01Aproveite para conhecer as freguesias de S. Bartolomeu da Serra e Abela através da realização de um percurso pedestre.


Sexta Feira

Descontraia e descanse na freguesia rural da Abela na Casa de Campo – Monte do Vale Grande, em Santiago do Cacém, pois no dia seguinte espera-o um dia à descoberta de testemunhos vivos da cultura popular – as Fontes associados a lendas e poderes curativos que estabelecem a ligação do Homem com o elemento Água.

{slideshow}

Sábado

Manhã...
Aproveite para conhecer as freguesias de S. Bartolomeu da Serra e Abela através da realização de um percurso pedestre pelo campo com a Passeios&Compannhia que o levará a descobrir algumas fontes e bicas que demonstram a saudável convivência entre o Homem e a Natureza. Comece por S.Bartolomeu junto ao curso do ribeiro poderá avistar duas emblemáticas fontes: Fonte do Moinho e Bica da Ribeira. Na freguesia de Abela o percurso permitirá avistar também duas fontes de carácter rural: Fonte do Monte da Vinha e Fonte Santa. Terminando o percurso no centro urbano da aldeia de Abela onde se poderá refrescar no Chafariz.

Almoço…
No Restaurante Passe&Fique na Cova do Gato prove uma especialidade de bacalhau.
Se preferir carne siga até ao centro urbano da sede concelhia onde poderá experimentar o Restaurante “Covas” um espaço agradável com produtos de qualidade, comece por um bom presunto e queijos, seguindo-se a sua conhecida sortida de porco preto ou a saborosa carne de porco à alentejana.

À tarde...
Faça um passeio pelo centro histórico de Santiago do Cacém. Museu e Igreja Matriz – Monumento nacional com Porta do Sol e alto relevo “Mata Mouros”, dispondo de núcleo museológico do tesouro da colegiada.

À tardinha...

Aproveite para fazer um Passeio Equestre de contacto com os animais ao ar livre, através de um convite da empresa Raídes Vicentinos com partida da Quinta da Ortiga à descoberta das quintas seculares da freguesia de Santiago do Cacém, onde predominam as casas apalaçadas, com capelas, jardins e pomares.
Poderá Jantar e Pernoitar poderá optar pelo Hotel Caminhos de Santiago ou pela Pousada da Quinta da Ortiga, onde servem pratos tipicamente alentejanos.

Domingo

Este dia será inteiramente dedicado à visita de conhecimento dos modos de vivência dos nossos antepassados através dos vestígios arqueológicos.
Comece pela visita às Ruínas de Miróbriga implantadas numa zona privilegiada de visibilidade sob Santiago do Cacém. Este sítio arqueológico terá desempenhado um papel comercial de relativo destaque, interpretado como uma cidade constituída para zona habitacional (século I a IV) que integra termas, ponte romana, domus com frescos, fórum, templos e calçada de romana. O local conta com um centro de acolhimento e interpretação, sala de exposições temáticas e cafetaria.

Ao almoço...
Siga em direcção à aldeia de Santa Cruz, no caminho poderá observar o lavadouro e o chafariz público. Nas Ademas faça a merecida paragem para almoçar na Tasca do Valetim com uma esplanada que permite desfrutar de uma agradável panorâmica sobre as planícies alentejanas, enquanto saboreia verdadeiras iguarias caseiras. Na aldeia de Santa Cruz poderá visitar a sua típica igreja e adquirir as famosas alconomias e rebuçados de mel e pinhão.

À tarde...
Prossiga até ao Vale da Cascalheira, junto à Lagoa de Santo André, onde pode encontrar numerosos vestígios arqueológicos, seguindo até Melides poderá visitar em Vale Figueira o Dólmen da Pedra Branca – enterros colectivos do final do Neolítico e as Ruínas da Necrópole de Cistas das Casas Velhas - enterros individuais em estado devoluto da Idade do Ferro.

Termine o seu fim-de-semana arqueológico em Grândola, com uma visita à Estação Romana do Cerrado do Castelo representativa das termas e dos fornos da época.