Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

Visite Porto Covo para um Passeio de Barco à Ilha do Pessegueiro acompanhada por um guia.


Sexta Feira

Prepare a sua viagem de fim-de-semana em direcção a Sines para usufruir de todas as propostas desta Rota que permite conhecer a cidade, a aldeia e a Ilha.
Comece pelo jantar na cidade de Sines, elegendo O Migas, um restaurante acolhedor de cozinha criativa, onde são famosas as migas de espigos. Após o repasto instale-se na “sua aconchegante” Casa de Campo – Courela do Salgueiro, inserida numa exploração agrícola em Vale Seco a 10 minutos de Porto Covo. Descanse e relaxe sob a paisagem alentejana já com o cheiro a mar, pois amanhã espera-o uma nova aventura!

{slideshow}

Sábado

Pela manhã...
No Porto de Pesca de Porto Covo com a ECOLALGA – Centro de Mergulho saída para mergulho com guia, observação de diferentes ambientes subaquáticos: cavernas, grandes baixas, perímetro da ilha do pessegueiro e molhe de Sines. Também realizam mergulhos temáticos: observação de algas marinhas; peixes; geologia.

O almoço...
Será no Restaurante Marisqueira O Marquês. Siga com um passeio descontraído pelo Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, para observação da sua arquitectura popular, inspirado no modelo pombalino da baixa lisboeta, que mantém quase intacta a traça setecentista.

À tardinha...
Para os mais radicais sugerimos uma prova de orientação com multi-actividades: BTT, Slide, Rappel, Canoagem, Tiro com Arco com a empresa NaturaSines.
Ou um passeio de jipe com a Sudaventura, entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes por trilhos junto à costa para conhecer as praias dos Aivados e do Malhão.

Jantar...
Prove as saborosas sugestões gastronómicas da cozinha do Restaurante Arte e Sal, com uma magnífica vista sobre a praia de Morgavel.



Domingo

Pela manhã...
Saída do Porto de Pesca de Porto Covo para um Passeio de Barco à Ilha do Pessegueiro, acompanhado pelo J. Matias. Na praia do Pessegueiro poderá observar o antigo Forte que foi utilizado pelos militares entre os secs. XVI e XVII. Na Ilha os vestígios arqueológicos: cemitério dos Mouros, corresponde ao aparecimento das primeiras sociedades estatais entre 1 500 e 1 200 a.C.
Após o passeio marítimo siga em direcção a S. Torpes junto à faixa marítima e desfrute da magnífica vista e não deixe de visitar as pequenas praias com enseadas únicas nesta Costa Praia da Vieirinha.

Ao almoço...
Faça uma paragem e descanse no Restaurante Trinca Espinhas na Praia de S. Torpes.

Durante a tarde...
Passeio cultural citadino por Sines. Visite o Castelo de Sines, o Museu Arqueológico, as Ruínas Romanas - antigas oficinas de conserva e peixe.
Continue a sua visita por um importante testemunho arquitectónico associado à vida do célebre Vasco da Gama, a Igreja da Nossa Senhora das Salas remonta ao séc. XVI, tendo como objectivo a defesa da costa. Este excelente exemplo da arquitectura manuelina do Sul de Portugal, classificado como Monumento Nacional, conta com uma Exposição do Tesouro de Nossa Senhora das Salas, demonstrando os bens representativos da devoção popular, ciosamente acautelados pela comunidade local.

Termine o seu passeio citadino com uma visita ao moderno edifício do Centro de Artes de Sines, com a biblioteca, a cafetaria e sala de exposições com um diversificado programa cultural.
Aproveite ainda para levar os ‘vasquinhos’ – doces típicos de Sines na Pastelaria Vela D’Ouro.