Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

rota rio mira01Faça o percurso Fluvial pelo Rio Mira, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira com o barco da empresa DUCA - Actividades Náuticas de Recreio.


Sexta Feira

Com a chegada a Vila Nova de Milfontes, siga em direcção à Casa do Adro – Turismo Rural.
Onde será recebido pela D.Idália, de forma personalizada e carinhosa.
O delicioso jantar será servido na Casa da Paparoca, e a noite revigorante passada no sossego da Casa, vão prepará-lo para a aventura do dia seguinte...

{slideshow}

Sábado

Percurso Fluvial pelo Rio Mira, entre Vila Nova de Milfontes e Odemira com o barco da empresa DUCA - Actividades Náuticas de Recreio.
O percurso inicia-se no Cais de Vila Nova de Milfontes e irá seguir no sentido da nascente. Opcionalmente o passeio poderá ser acompanhado de um guia historiador, que fará o enquadramento acerca da utilização das margens do rio Mira e da sua ligação ancestral ao Homem, ao longo dos tempos.
Durante o percurso terá oportunidade de observar a fauna e a flora presente na envolvente do rio, como seja a garça real e os cágados. Nas margens poderá avistar alguns Moinhos de Maré com a particularidade de utilizarem o efeito das marés para colocar em funcionamento o aparelho de moagem.
Na Casa Branca onde o troço do rio começa a estreitar, poderá ser o final de uma viagem mais curta,
ou seguir até à sede concelhia. Saída em Odemira para almoço no espaço ribeirinho, com piquenique preparado em talegos pela Casa da Paparoca, ou opte por caminhar até ao Restaurante O Tarro e prove um dos seus pratos típicos.

Após o almoço...

Uma visita à Ecoteca do Pólo Ambiental do Sítio da Costa Sudoeste (sujeita a marcação com o Município de Odemira). De seguida aproveite e descubra a zona antiga de Odemira, onde poderá visitar: Atelier de Tecelagem Helena Loermans que produz com o tear tradicional, encharpes e mantas de design inovador; Mercado Municipal de Odemira, incluindo a Loja de Artesanato da CACO– Associação de Artesãos do concelho de Odemira e a Queijaria da Praça – Cooperativa Caprisudoeste, que produz um delicioso queijo de cabra charnequeira .
Poderá nestes pontos fazer algumas compras tradicionais. Durante a viagem de regresso a Vila Nova de Milfontes ganhe apetite para o jantar!

À noite...
Jante e divirta-se na Tasca do Celso. Encontra aqui uma grande variedade de petiscos ligados ao mar num ambiente agradável e rústico. Dormida na Casa do Adro.

Domingo

Pela manhã...
Percurso Pedestre guiado pela Sudaventura, permite observar a flora típica das dunas. A erosão provocada pelo vento e pela força do Oceano desenha a costa de maneira peculiar e em constante mutação.
O almoço... será com vista sobre o Porto de Pesca no Restaurante Porto das Barcas, onde pode experimentar um excelente prato de peixe fresco.
Passeio ao centro, com visita ao Forte e à Igreja de Vila Nova de Milfontes. Passe pela Loja Sabor & Arte e leve para casa produtos regionais como mel, compotas, licores, ervas aromáticas entre muitos outros.

E de regresso passe pelo ATELIER PRIMAARTES nas Brunheiras com peças de cerâmica pintadas à mão com motivos diferentes e personalizados.