Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

ribeira torgal01Comece com percurso pedestre guiado ao longo da ribeira do Torgal até ao Pego das Pias onde poderá tomar banho nas piscinas naturais e fazer um piquenique.

 

Sexta Feira

Comece o seu fim-de-semana no interior do concelho de Odemira, mas com o rio, a serra e o mar por perto. Sugerimos o Abrigo do Torgal – Parque de Campismo Rural em Troviscais, na freguesia de S. Luís. Este Turismo de Natureza dispõe de um pólo de informação ambiental onde lhe serão facultados mapas e recursos para partir à descoberta da Ribeira do Torgal e área envolvente.

{slideshow}

Sábado

Pela manhã...
Comece com percurso pedestre guiado ao longo da Ribeira do Torgal até ao Pego das Pias (6 Km) onde poderá refrescar-se nas piscinas naturais e fazer um piquenique numa das sombras arborizadas. O Trilho do Torgal estende-se ao longo de uma densa galeria ripícola com encostas declivosas e densamente povoadas por vegetação, incluindo choupos, amieiros, salgueiros, sobreiros e azinheiras, sendo uma área classificada na Rede Natura 2000.
Na ponte do sol posto um cenário que nos transporta para um lugar onde a natureza reina, dado o excelente enquadramento paisagístico proporcionado pela ponte envolta numa vegetação típica de mato mediterrâneo: medronheiro, tojo e esteva. O encontro entre a ribeira com o rio Mira desperta-nos para a observação ribeirinha: as aves, os peixes, os lagostins de água doce e principalmente as lontras.

O almoço...
Delicie-se com um Cesto que poderá adquirir no Bazar do Parque ou prepare o seu próprio almoço na zona de piquenique com os produtos do fresco do Abrigo do Torgal.

À tardinha...
Poderá ainda praticar um pouco de canoagem com os Kayak’s do Abrigo para um contacto mais próximo com a ribeira.

Saída para jantar…
Em direcção a Odemira na Boavista dos Pinheiros o Restaurante O Bernardo, apresenta-lhe uma grande variedade de pratos num ambiente agradável e descontraído.
Aproveite para caminhar um pouco por Odemira na zona ribeirinha e pelas ruas estreitas entre o casario.
Depois de um dia emocionante e com exercício o regresso ao repouso no Abrigo do Torgal.

Domingo

De manhã...
Parta à descoberta do interior num percurso todo-o-terreno pela freguesia de S. Luís e Relíquias com a Sudaventura. Não se esqueça da máquina fotográfica!
Subida ao Penedo da Serra de S. Domingos onde poderá avistar toda a zona da Charneca do Vale do Mira. Local ideal para observar a avifauna (andorinha das rochas e melro). Na descida aprecie os odores do campo: esteva, urze, rosmaninho, carqueja e tojo.

Para almoçar…
Siga viagem até Relíquias e experimente um bom prato de carne (porco ou vitela) na Adega do Barreirinho.
Se quiser levar uma recordação aconselhamos uma paragem no Monte da Estrada para ver os bonecos com formas e cores alegres da artesã Liberdade Sobral.

Tempo ainda para uma visita agrícola à Horta Permacultura no Monte do Cerro Associação Mundo Humanitário (sujeita a marcação).