Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

Explore a Albufeira, efectuando o percurso pedestre que o leva até à aldeia de Santa-Clara-a-Velha.


Sexta Feira

Fique alojado na Quinta do Barranco da Estrada situada junto ao espelho de água da Albufeira de Santa Clara no interior do concelho de Odemira.
Para jantar poderá optar por provar os produtos frescos da quinta tomando a refeição ao arlivre, aproveitando para fazer um passeio nocturno junto às margens da albufeira, pois a quinta é recomendada pela sua excelente comida: ‘cordon bleu cuisine’ caseira e deliciosa.
Ou em alternativa opte por se instalar mais a Sul, no sossego da serra Nave Redonda do Cerro- Turismo Rural.

{slideshow}

Sábado

Pela manhã...
Explore a Albufeira, efectuando o percurso pedestre que o leva até à aldeia de Santa-Clara-a-Velha.
Junto à linha de água, pode apreciar uma nora recuperada, uma ponte romana e a ribeira.

Na hora de almoçar...
Na aldeia de Santa Clara-a-Velha poderá passear pelo Largo da Igreja e almoçar no Restaurante O Pepe que oferece uma gastronomia baseada nos produtos do Alentejo interior.

À tardinha...
Siga viagem em direcção a Luzianes-gare e visite a pequena Albufeira de Corte-Brique com um vale muito produtivo em termos hortícolas. Um dos locais de onde provêem os produtos frescos do Hortejo, que poderão ser adquiridos no Centro de Embalamento em Luzianes.
Siga a visita pelas freguesias interiores de Odemira, passando por S. Martinho das Amoreiras, onde pode provar os bolos típicos – popias caiadas – e já em Colos, poderá visitar a Queijari de Campo Redondo. Seguindo para Norte, na estrada do Cercal para Alvalade que corta extensas planícies de sobreiros e pinhal, com uma vegetação muito florida, encontra a Albufeira de Campilhas com uma extensa área inundada apresentando condições impares para pesca e outras formas de lazer e de contacto com a natureza, onde o azul das águas contrasta com o verde da vegetação.

Para jantar e dormir...
No Hotel Rural Daroeira em Alvalade.



Domingo

De manhã...
Descanse um pouco na extensa herdade com vista para a albufeira privada onde poderá fazer um pouco de canoagem, ou em opção visite a vila de Alvalade com um importante património construído: Pelourinho, Igreja da Misericórdia e o Portal Manuelino da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Oliveira e a Ponte de Alvalade, quer seja de origem medieval ou romana, apresenta uma fisionomia muito interessante.
Siga a viagem pelo interior à descoberta de outro espelho de água. Antes de chegar ao Torrão, poderá descansar um pouco na Albufeira de Vale de Gaio, inserida no Perímetro de Rega do Vale do Sado. Dispõe de uma Pousada com uma esplanada e uma refrescante vista para o plano de água.

Para almoçar...
O Restaurante Excelentissimo, um monte de arquitectura tradicional sobre a planície, com olivais a perder de vista. Neste monte a especialidade é o leitão assado e os petiscos alentejanos: presunto pata negra, enchidos, queijos e vinhos.
Aproveite para visitar a vila do Torrão, dispõe de um Museu Etnográfico sobre o Ciclo do Pão. Funciona também como Posto de Turismo.

À tardinha...
No regresso do Torrão para Alcácer, vire à entrada para Montemor-o-Novo e siga até ao último espelho de água interior do Litoral Alentejano – a Albufeira do Pego do Altar.
Ao entardecer poderá provar os petiscos na aldeia típica de Santa Susana.