Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

 

 O PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) enquanto instrumento estratégico comporta quatro sub-programas:

  • 1. Promoção da Competitividade;
  • 2. Gestão Sustentável do Espaço Rural;
  • 3. Dinamização das Zonas Rurais e
  • 4. Promoção, Conhecimento e Desenvolvimento de Competências.

Passamos a ter um único fundo para o desenvolvimento rural denominado FEADER (Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural).

promarO Fundo Europeu das Pescas prevê um conjunto de actuações que têm como objectivo geral o apoio à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do sector da pesca através de acções que visam apoiar as comunidades piscatórias na melhoria da qualidade de vida nas zonas costeiras, contribuindo para incrementar a atractividade dessas regiões e a manutenção ou criação do emprego.

bnt logoA ADL é uma das 29 associações de desenvolvimento local que constituem uma parceria, através da entidade responsável Minha Terra, autorizada a praticar actos de gestão operacional da Bolsa de Terras, de acordo com o despacho n.º 12109/2013, de 23 de Setembro.

A ADL enquanto Entidade Gestora do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER + “Alentejo Litoral” (2001-2008) implementou o seu Plano de Desenvolvimento Local (PDL) com acções de apoio técnico e financeiro dirigido a iniciativas empresarias, associativas e institucionais, obtendo uma elevada taxa de execução e realização.

O Programa Operacional Potencial Humano (POPH) constitui um dos maiores programas operacionais de sempre, concentrando perto de 8,8 mil milhões de euros de investimento público, dos quais 6,1 mil milhões são comparticipação do Fundo Social Europeu. No Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) esta dotação representa 37% dos apoios estruturais, naquela que é uma aposta estratégica sem precedentes na qualificação dos portugueses e no reforço da coesão social.

gip

O Gabinete de Inserção Profissional é uma estrutura de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional, suportam a atuação destes no desenvolvimento de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados.

Contactos

GIP - Gabinete de Inserção Profissional
Edifício Junta de Freguesia de Santiago Cacém
Rua Ramos da Costa R/c
7540-205 Santiago do Cacém
Telem.: 96 494 27 19
email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.">