Sub-Programa 3

proder

Eixo 4

promar logo 2010

Bolsa Nacional de Terras

bnt logo

Zona Intervenção ADL

mapa zona

Países: Espanha / Portugal
Breve Descrição: Desenvolvimento das bases que conduzam a um turismo de qualidade nos territórios envolvidos, o que implica a utilização de critérios de rentabilidade a longo prazo, sem danificar os recursos naturais, culturais e ecológicos dos territórios, permitindo o estabelecimento de centros de interpretação ambiental e a sua ligação em rede.

Projecto de Cooperação Transnacional “Museus Naturais – Centro de Interpretação Monte do Paio” dinamizado pela a ADL em parceria com a RNLSAS.

A ADL integra uma parceria para a constituição de uma rede de Museus Naturais da península Ibérica de valorização e promoção da riqueza patrimonial e natural. Trata-se de um Projecto Leader+ de Cooperação Transnacional, entre Grupos de Acção Local de Espanha e Portugal, que permitiu dotar os territórios envolvidos de uma estrutura de promoção e difusão dos Centros de Interpretação (CI) e Eco-museus e dos recursos da sua envolvente. O projecto incidiu também na realização de actividades culturais e turísticas e na implementação de uma estratégia de promoção conjunta dos valores naturais dos territórios que integram a rede.

Deste projecto resultaram alguns materiais de promoção e qualificação das estruturas de acolhimento de visitantes e de divulgação dos valores naturais dos territórios. Entre os quais:

  • Criação de uma página web que apresenta a diversidade dos territórios e que conta com informação sobre os Centros de Interpretação (http://www.museusnaturais.org/)
  • Elaboração de material promocional conjunto: folhetos, guias, etc.
  • Criação, dotação e organização dos Centros de Interpretação
  • Sinalização e interpretação do território
  • Estudo para definição de um modelo de gestão turística, cultural e natural a aplicar aos Centros por forma a qualificar as estruturas de acolhimento uniformizando as condições para receber os visitantes e para dinamizar os espaços, tornando os Centros de Interpretação recursos de atracção turística, com a identidade e a imagem dos territórios.


A ADL ao nível do Litoral Alentejano participou neste projecto integrando o Centro de Interpretação Monte do Paio na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha RNLSAS – ICNB, um espaço vocacionado para a educação e animação ambiental. Insere-se numa paisagem com características únicas associada ao património natural de elevado interesse que esta área alberga e cujos objectivos de valorização estão subjacentes à delimitação de uma Reserva Natural, Sítio Classificado na Rede Natura e Sítios Ramsar.

O Centro possui vários espaços/valências, como uma sala polivalente, para exposições, reuniões, seminários, visualização de filmes, uma pequena biblioteca com documentação ambiental e com uma exposição sobre a RNLSAS (História, Património Arqueológico e Arquitectónico, Fauna, Flora e Actividades Económicas) e ainda um espaço de recepção com equipamento de bar, destinado também à venda de livros e outros produtos. Existem ainda algumas estruturas de apoio: centro de acolhimento (acolhimento de crianças e jovens integrados em projectos educativos), centro experimental (investigação científica, formação profissional), exploração agrícola (horta de aromáticas e medicinais, galinheiro, estábulos), oficina de trabalhos (realização de actividades tradicionais: fabrico de pão, sabonete natural, doces regionais) e espaços exteriores para merendas e lazer. Este conjunto de infra-estruturas e de património natural envolvente constituem um recurso com uma enorme capacidade de mobilização de visitantes de cariz científico, turístico e de educação ambiental, dirigido a todo o tipo de público.

O Centro de Interpretação do Monte do Paio localiza-se junto à Lagoa de Santo André, a cerca de 3 km da povoação de Brescos e a 1,5 km da Costa de Santo André, na Freguesia de Santo André. O Monte do Paio é propriedade do Estado e encontra-se sob gestão do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza Biodiversidade).

Contactos:
Telefone: 269 749 001
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Horários:
Segunda a Sexta-Feira (10h – 12h; 14.30h – 16.30h)
Encerra aos fins-de-semana e feriados, excepto em dias de actividades ocasionais sujeitas a marcação